Caderneta Virtual

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário


A escola tem em vista o cruzamento interdisciplinar, o desenvolvimento integral do aluno e a possibilidade de renovação de práticas pedagógicas. Por outro lado (e este será, talvez, o eixo central do trabalho a desenvolver) pretende-se uma ação mais concreta na dinamização de atividades de prevenção da indisciplina que promovam olhares diferentes sobre os problemas e inovação nas propostas de resolução, alterando paradigmas, preconceitos e práticas. Criação de um Coro da ESEN «Cor Arte», criação de um Clube de Guitarra Clássica «Cordas Soltas», dinamização de atividades de Musicoterapia junto dos alunos com Medidas Adicionais (ACS), intervenção e articulação na disciplina de Cidadania levando a uma fusão das Artes no tratamento e estudo de temas da nossa atualidade, a envolvência de toda a comunidade escolar, articulando com as diferentes valências e saberes curriculares, usando diferentes recursos e metodologias.


MEDIDA PROPOSTA - MÚSICA QUE CANTA E CONTA


Principais Objetos do Plano:


  • Permitir a expressão de emoções através da música;
  • Desenvolver o espírito crítico e criativo e a sensibilidade estética;
  • Promover o sucesso educativo através de uma melhor integração e bem-estar de todos alunos;
  • Prevenir a indisciplina e os comportamentos disruptivos através de experiências diferentes e diferenciadoras no seio da comunidade escolar.

A psicologia musical moderna comprova que a musicalidade existe sempre, em maior ou menor grau, e que é possível potenciá-la e desenvolvê-la em todas as pessoas, desenvolvendo assim as competências transversais, direcionadas para o SUCESSO ESCOLAR e para uma cidadania mais responsável.

Este é realmente o mote do projeto, mostrar como a música se pode fundir e envolver-se com outras artes, sem ser no formato mais convencional, como são o caso da ópera e do musical.

Técnica do PDPSC: Profª Liliana Rodrigues