Caderneta Virtual

Sobre

Caderneta Virtual: a Web 2.0 ao serviço do ensino não superior

Desenvolvimento de uma caderneta virtual adaptada ao contexto das escolas do ensino não superior, no âmbito de uma plataforma de gestão escolar, e considerando as lógicas da Web 2.0. Para tal, foi selecionada uma escola particular que permitisse operacionalizar no terreno, a referida finalidade: a Escola Secundária de Emídio Navarro de Viseu.
A “Caderneta Virtual” assume-se como uma ferramenta comunicacional, baseada nos fundamentos da Web 2.0, sendo dotada ainda das funcionalidades tradicionais das cadernetas do aluno e do professor, podendo efetivamente promover a participação de todos os elementos da comunidade escolar e ser uma plataforma de construção de conhecimento.

Nuno Barros

Mais informação

Certificação SSL

O protocolo SSL providencia a privacidade e a integridade de dados entre duas aplicações que comuniquem pela internet. Isto ocorre por intermédio da autenticação das partes envolvidas e da encriptação (codificação) dos dados transmitidos entre as partes. Previne-se assim que intermediários entre as duas extremidades das comunicações obtenham acesso indevido ou falsifiquem os dados que estão a ser transmitidos.

Ao abrir-se a «Caderneta Virtual», vai ser adicionado um pequeno aloquete do lado esquerdo do endereço. É sinal que a comunicação com a plataforma está a ser realizada de forma segura.